Intenções de complementos dos nossos projetos

 

Psicomotricidade

Dança

Música

Judô

Futebol

Basquete

Iniciação na informática

Temos espaços suficientes para desenvolver estas atividades e necessitamos de profissionais voluntários e materiais permanentes para desenvolver estas atividades.

 

 

História do Projeto

 

 

O movimento Cristão Brasileiro foi fundado em 18/07/1948 por sua idealizadora e presidente vitalícia senhora Josefa Alcântara Goulart que objetivava distribuir alimentos as famílias necessitadas principalmente aos órfãos e idosos. Solicitando ajuda de ordem filantrópica.

A senhora Josefa com sua aquisição financeira, uniu-se com seus parentes e amigos e um grande grupo de voluntários abraçaram a causa e mensalmente faziam compras para a distribuição de alimento, cobertor e agasalhos, contribuíam financeiramente para registro de nascimento, casamento, funerais, foto para documento datilografava para solicitações de atestado de pobreza e etc. iniciando na própria residência situada na Av. Geremário Dantas em Jacarepaguá.

Mensalmente crianças eram abandonadas na porta de sua residência após o término da fila de distribuição, levando ao conhecimento do Juiz de menor, o Meritíssimo a orientou que mediante o abandono das crianças que ela cria-se uma instituição e assim surgiu o anexo ficando com a razão social Movimento Cristão Brasileiro- Orfanato São José, em regime de Internato e Semi-Internato, com seu CNPJ 30.476.543/0001-40.

Na ocasião, obteve seu registro como Sociedade Filantrópica junto ao Cartório Civil de Pessoas Jurídicas com o projeto 794- Lei 608/ de 31/10/1964, sua utilidade Pública e Estadual, publicado no dia 10/11/1964 no Diário da Assembléia Legislativa.

Este Registro se encontra no cartório das Pessoas Jurídicas na Av. Franklin Roosevelt n° 126-2° s/205.

N° de ordem 43965 de protocolo do livro A n°4

N° de ordem 16190 do livro A n°7.

Em 16 de Dezembro de 1966.

Com o passar dos anos o Movimento Cristão Brasileiro ficou sendo a mantedora da Instituição Orfanato São José onde muitas crianças lá foram criadas e livres de vícios e o analfabetismo, recebendo 5 refeições balanceadas, educação formal e informal, ações relativas a saúde e lazer, centenas de crianças ficavam em situações provisórias no aguardo de um dia seus responsáveis vir a assumi-los, fomos para a Cidade de Deus e logo o número aumentou assustadoramente entre internos e semi-internos, assistia-se a 563 crianças vindo do Juizado de Menores, FEEM., LBA, CAPEMI E FUNABEM.

Em 25/08/1990 Deus recolheu a D. Josefa que passava a se chamar Vovó Josefa, a guerreira que foi chamada por Deus no dia do soldado para lhe dizer- cumpri com a minha missão.

Sua filha Maria de Alcântara Goulart Silva era sua vice-presidente, e por eleição assumiu o cargo de representante legal no mesmo ano, obedecendo ao ECA (Estatuto da criança e do adolescente), fez-se necessário mudar o programa para creche e educação infantil em regime semi-interno (SI) em horário integral com os mesmos objetivos, continuando o nosso trabalho assistencial e por reconhecimento nos foi concedido o Titulo de Utilidade Pública projeto de lei n°2092/92 em 1° de Dezembro de 1992 publicado no Diário Oficial do município, sancionado pela Lei n°2023 em 15 de Outubro de 1993- por autor : Vereador Waldir Abrão em 1° de Dezembro de 1992 assinado por Sami Jorge Presidente da Câmara dos Vereadores no Plenário Teotônio Villela. Mediante a todas as mudanças e adaptações a Presidente Maria de Alcântara Goulart Silva convidou os senhores sócios da Instituição para as deliberações e principalmente se tratando da mudança da razão social, a qual merecida passa a ser o Movimento Educacional Josefa Alcântara Goulart sua fundadora e permanecendo o nome do seu patrono pai das famílias: Centro Integrado São José, desta forma fica Movimento Educacional Josefa Alcântara Goulart- Centro Integrado São José, com excelentes propostas pedagógicas para que estas crianças desenvolvam hábitos, atitudes e habilidades que levem a uma crescente socialização estimulando a adotarem novos padrões de conduta, objetivando a melhoria da vida em relação à infra-estrutura familiar com a dignidade ao respeito, a liberdade, a convivência familiar e comunitária.

Assim dedico a minha responsabilidade e determinação neste incansável trabalho em prol do engrandecimento e a permanência da continuidade desta Instituição.

Nossos Usuários